Concerto "Sente a História"

No âmbito do Ano Europeu do Património Cultural e do projeto “Sente a História: Ação Promocional de Música e Património - Novas Abordagens, Novos Talentos”, com organização da CIM Alto Minho e produção de Eventos David Martins,  a Escola Profissional Artística do Alto Minho – ARTEAM e o Conservatório Regional do Alto Minho/Academia de Música de Viana do Castelo foram convidados a realizar um concerto que integrasse a estreia mundial da Lenda de D. Sapo e permitisse agregar, num coro intermunicipal, os amantes da música  coral. 

 

O trabalho desenvolvido ao longo deste trimestre permitirá apresentar em palco cerca de 200 coralistas e instrumentistas, demonstrando a importância da música como fenómeno de reforço identitário e de desenvolvimento do património musical local  (Lenda de D. Sapo de Eurico Carrapatoso, texto de Augusto Gonçalves),  nacional (Bailado orquestral-  Muro do Derrête de Frederico de Freitas)  e, simultaneamente,  agregador das idiossincrasias e culturas musicais dos distintos povos do mundo (Missa Tango de Luís Bacalov).

 

Assim, nos dias 6 e 7 de dezembro, pelas 22h, no Centro Cultural de Viana do Castelo,  a Arte Sinfónica - orquestra constituída por 70 jovens oriundos maioritariamente do Alto Minho, mas também de outras regiões do País e Ilhas, e que frequentam os cursos de instrumentista da Escola Profissional ARTEAM, o Coro VianaVocale e o Coro Intermunicipal Alto Minho irão interpretar o seguinte programa:

 

Frederico de Freitas (1902-1980)

Bailado Orquestral

O Muro de Derrête

 

Eurico Carrapatoso (n. 1962)

Letra: Augusto Gonçalves (n.1960)

A Lenda do D. Sapo

 

Luis Bacalov (1933-2017)

Missa Tango

Kyrie

Gloria

Credo

Sanctus

Agnus Dei

Cátia Moreso meio soprano

Furio Zanasi barítono

William Sabatier bandoneón

 

Ernst Schelle maestro

Vitor Lima maestro do coro

Utilizamos cookies para melhorar a sua experiência. Leia mais
Ok